segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os Meios de Comunicação...Da escrita impressa até a atualidade.

   Continuando o nosso tema onde abordamos os Meios de comunicação, quando vimos que os homens primitivos foram os primeiros seres a registrarem o seu desenvolvimento  e comunicaram suas descobertas através das inscrições rupestres, sendo seguidos mais tarde pelos egípcios com os seus registros nos papiros (folha feita de ma planta).
    
     Agora iremos dar continuidade a nossa jornada passando para os aparelhos que transmitem com mais rapidez as informações e notícias.

       Passamos por grandes invenções, como jornal que data o seu primeiro exemplar de 59 A.C., em Roma, por Julio César, com o intuito desejado de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos e que, até hoje, tem, praticamente, a mesma função.



    À esquerda o jonal como hoje conhecemos. À direito primeiro exemplar de jornal publicado e impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808

      Mas o homem ainda conseguiu inovar a disseminação de idéias com a invenção do rádio, com sua primeira transmissão datada de 1.900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas do rádio tinham um alcance e velocidade muito superiores.

     Acima e à esquerda, o primeiro rádio usado em sua primeira transmisão, em 1900. No meio, à direita, evolução do design dos aparelhos de radio, por volta de 1950 e abaixo à esquerda o modelo que hoje conhecemos.
   O passo seguinte foi o surgimento da televisão, em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, com os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio.
    Observando uma rápida síntese, temos um processo crescente onde o homem desenvolveu a pré-escrita, a escrita, o papel, as impressões manuais e as mecânicas, sendo assim possível a informação cruzar grandes distâncias geográficas, culturais e cronológicas.    Passamos pelos meios de comunicação como jornais e revistas, rádio e televisão, tendo atingido a nossa época, que podemos chamar de Era da Tecnologia e da Informação.
      Na era da Tecnologia o computador é o carro chefe, pois no início, em 1943, ele era uma máquina gigantesca, de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações, e, em 1971, surgiu o primeiro micro computador.
Acima à esquerda, o primeiro computador.
Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e até os de mão, que não são somente máquinas de cálculo e sim abrangendo as mais variadas funções.

A evolução do notebook
    Andando lado a lado com a evolução dos computadores, está a Internet, que nem sempre fora da maneira que a conhecemos, na verdade, ela foi desenvolvida, em 1969, para fins militares, na época da Guerra Fria, e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA, e tinha o nome de ArpaNet.



   Com o fim da Guerra Fria, o sistema tornou-se praticamente desnecessário para fins militares, que os mesmos resolveram dar acesso ao público, e foi em 1971 que ela passou a ser usada por acadêmicos e professores universitários, principalmente nos EUA, onde os mesmos trocavam pensamentos e mensagens, passando a ser denominada como Internet. 
   A disseminação e a popularização da rede se deu no ano de 1990, tornado-se gradativamente no que conhecemos, e hoje, em 2008, esse mundo que até então era paralelo, tornou-se indispensável para nossa vida, pois estar conectado à rede mundial é uma fonte de conhecimento, interatividade, diversão e acima de tudo, de comunicação.


Fique ligado que logo estaremos colocando novas informações para vocês.
Abraços do Gustavo, Vinicius e Victor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário