segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Meios de transporte...a sua evolução.

Oi pessoal,


DA TRAÇÃO ANIMAL AOS VEÍCULOS TERRESTRES MOTORIZADOS

   A domesticação de animais possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga.
   Com a invenção da roda, surgiram as carroças puxadas por animais, como cavalos e bois.

   Depois, com a invenção da máquina a vapor, dos motores elétricos e dos motores movidos a partir da queima de combustíveis, o transporte terrestre passou a ser realizado por trens, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros veículos.
   A cada dia os meios de transporte se modernizam mais, ganhando maior velocidade, eficiência e conforto.
       DA MARIA-FUMAÇA AOS TRENS MAIS VELOZES

   O trem é um meio de transporte no qual uma locomotiva puxa vários vagões, que podem ser de passageiros ou de carga. Antes da invenção da locomotiva, esses vagões eram puxados por animais.
   A primeira locomotiva foi inventada há cerca de 200 anos. Ela era lenta e movida a vapor. Por soltar muita fumaça ficou conhecida como "maria-fumaça".
   Desde a invenção da maria-fumaça aos dias atuais, os trens se modernizaram e ficaram mais velozes.


 OS AUTOMÓVEIS

   O automóvel é o meio de transporte mais utilizado no mundo.
   Populares ou de luxo, os automóveis tiveram um grande desenvolvimento tecnológico, desde a época de sua invenção até os dias atuais.
   No Brasil, o primeiro automóvel chegou há cerca de 100 anos. 


   SOBRE DUAS RODAS
   A bicicleta foi inventada há cerca de 200 anos.
   As primeiras bicicletas eram bem diferentes das que existem hoje: eram de madeira, inclusive as rodas, e não tinham pedais.
   Com o surgimento de motores menores e mais leves, eles começaram a ser instalados em bicicletas. Assim surgiram as primeiras motocicletas.
   Atualmente, bem mais modernas, as motocicletas dividem o espaço das ruas com outros meios de transporte.

    A primeira bicicleta era um veículo muito simples; foi inventada pelo francês De Siorac, no ano de 1790 e era composta por duas rodas no mesmo tamanho, ligadas por uma travessa de madeira. Possuía também um cabo ou manivela para apoio das mãos. Mais tarde, 1818, o alemão Carlos Drais aperfeiçoou este veículo, fazendo com que a roda dianteira pudesse mover-se para a direita e para a esquerda.

  O SONHO DE VOAR SE REALIZA
   O sonho de voar foi realizado há cerca de 220 anos, a bordo de balões inflados com ar quente. Mas o vôo nesses balões era prejudicado pela dificuldade que existia em controlar a direção que eles tomavam.
   Os dirigíveis, balões compridos e motorizados, possibilitavam o controle da direção a ser tomada e possibilitaram a realização de viagens aéreas entre lugares distantes.
   O grande avanço no transporte aéreo foi a invenção do avião.

   Desde a construção do avião idealizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, de nome 14-Bis, os avanços tecnológicos dessas máquinas voadoras não pararam de ocorrer.
   Costuma-se dizer que os aviões encurtam as distâncias entre os vários lugares do mundo. Por desenvolverem alta velocidade, os aviões percorrem grandes distâncias em pouco tempo. 
Transportes Aquáticos
O transporte aquático é o movimento de pessoas e mercadorias pelos mares, oceanos, lagos, rios ou canais em navios, barcos, balsas. Ele é usado principalmente para movimentar mercadorias pesadas e volumosas em longas distâncias ou em viagens turísticas. A nível de transporte de passageiros é muito reduzida, pois esta foi substituída pelo transporte aéreo. Existem os barcos especializados, ou seja, cada um transporta um tipo de mercadoria como, por exemplo: Porta-Contentores, Petroleiros e Metaneiros.
O transporte aquático é a maneira mais barata, e geralmente mais lenta, de remeter qualquer mercadoria - particularmente em grandes cargueiros. Esse transporte é preferido para grandes cargas e grandes distâncias, sobretudo intercontinentais, por garantir uma ótima flexibilidade de rotas na maioria do percurso.
A navegação de cabotagem, que é feita em rios ou costa marítima, é razoavelmente utilizada no contexto brasileiro. É mais lenta porém mais barata que o transporte aéreo, rodoviário ou ferroviário na maioria dos casos. São utilizados balsas e pequenos cargueiros. O sucesso dessa navegação depende das condições geográficas da região a ser atendida e do tamanho e condições de navegação da costa marítima visada. A importância desse meio de transporte é tão considerada que o homem chega mesmo a desafiar a natureza, como acontece no canal do Panamá, América Central, onde o relevo acidentado deu lugar a uma passagem para navios através de comportas e tanques d'água elevadiços.

Abraços do Victor, Vinícius e Gustavo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário