segunda-feira, 25 de abril de 2011

Economia de Santa Catarina - Setores produtivos

      
              
       Santa Catarina possui um importante parque industrial, ocupando posição de destaque no Brasil. A indústria de transformação catarinense é a quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. O segmento alimentar é o maior empregador, seguindo-se o de artigos do vestuário e o de produtos têxteis.





Setores Primários, Secundários e Terceários

        A economia de catarinense é diversificada e equilibrada, pois das diversas atividades produtivas desenvolvidas na região. Santa Catarina é o quinto estado mais rico do Brasil. As principais atividades desenvolvidas são industriais, agrícolas e de extrativismo mineral. O turismo vem ganhando espaço na economia. A agroindústria se sobressai em relação às demais, já que articula o setor industrial ao setor agrícola.
      
       Setor primário -  o estado é responsável por mais da metade da produção brasileira. O estado produz milho, arroz, alho, fumo, feijão, mandioca, banana, cebola, trigo, tomate, aveia, cevada, uva, batata inglesa e maçã . A pesca de camarão e de outros frutos do mar é realizada em larga escala, ou seja, trata-se de pesca industrial. A produção de mel no estado também é significativa. É grande a área de reflorestamento no estado, com o objetivo de corte para a produção de celulose e papel.
      
     Setor agroindustrial – a criação de suínos e a avicultura movimentam a agroindústria catarinense. O estado é o maior exportador de carne suína e de frango, tanto que as duas maiores empresas do estado são a Perdigão e a Sadia. O desenvolvimento de frigoríficos desenvolvidos especificamente para o processamento da carne suína assim como a produção de milho para a produção da ração dos porcos fez este setor ter um forte crescimento.
     
      Setor secundário - Indústria – as indústrias instaladas no estado atendem diversificadas áreas. Destacam-se as indústrias têxteis e de produção de cerâmicas (expostas inclusive no exterior). Maquinas, equipamentos, autopeças, produtos plásticos e eletrodomésticos também são produzidos no estado. A produção de móveis de madeira de pinho.
     
       Extrativismo – As reservas mais significativas de Santa Catarina são as seguintes: carvão, sílex, argila, bauxita, quartzo, pedras semipreciosas, além de petróleo e gás natural.
    
     Setor Terciário - Turismo – O litoral catarinense, caracterizado pelo verão com altas temperaturas, atrai turistas de diferentes partes do Brasil e dos países vizinhos tendo como principal destino o Balneário Comburiu. A região serrana é visitada por turistas no inverno, sobretudo nas cidades onde ocasionalmente neva. A participação do estado de Santa Catarina no produto interno bruto do Brasil é de 4%.

Localização geográfica do parque industrial de Santa Catarina

       Os principais centros industriais de Santa Catarina são Joinville e Blumenau. Sendo que o primeiro tem indústrias diversificadas, como fábricas de tecidos, de produtos alimentícios, fundições e indústria mecânica. Porém Blumenau concentra sua atividade na indústria têxtil, metalúrgicas e na de softwares,  e recentemente surgiram indústrias produtoras de cervejas artesanais. 

        O nordeste do estado Jaraguá do Sul se destaca na produção de  autopeças, entre outros. No sul do estado, incluindo as cidades de ImbitubaTubarãoCriciúmaCocal do SulIçara e Urussanga, por sua vez, concentram-se as principais fábricas de cerâmica de revestimento do Brasil. O estado de Santa Catarina também lidera, no país, a produção de louças e cristais.

         
     Ao norte do estado, destaca-se a cidade de São Bento do Sul, que é o maior polo exportador de móveis do Brasil, sendo reconhecida como a capital nacional dos móveis.


 

Santa Catarina em alta da produção das tecnologias

Vídeos sobre o crescimento tecnológico em Santa Catarina...